sábado, 9 de abril de 2011

Jorge Viana visita usinas nucleares de Angra


O senador Jorge Viana (PT-AC) visitou nesta sexta-feira as usinas nucleares de Angra dos Reis, em missão especial do Senado para avaliar as condições de segurança. Além do senador acreano, integraram a comitiva os senadores Lindberg Farias (PT-RJ), Delcídio Amaral (PT-MS), Cyro Miranda (PSDB-GO) e Aluísio Nunes (PSDB-SP). O vice-prefeito de Angra dos Reis e o procurador do Ministério Público Federal acompanharam os senadores.
Jorge Viana disse que a visita dos senadores foi muito importante e que saiu tranqüilo em relação às condições internas da usina: “a energia nuclear  no Brasil está em boas mãos, tudo é feito com muita responsabilidade”. O senador acreano, e os demais membros da comissão, ficaram mais preocupados com o que viram fora da usina. “O maior problema é a estrada Rio-Santos, único caminho para evacuar a população em caso de acidente nuclear e que não oferece segurança, já que tem encostas sujeitas a desmoronamento”, declarou.
A preocupação do Senado com segurança nuclear no Brasil começou por iniciativa de Jorge Viana, que chamou atenção para o assunto depois dos incidentes na Usina de Fukushima, após o terremoto seguido de tsunami no Japão, no dia 11 de março. O senador foi autor do requerimento que pediu audiência pública com presidente da Eletronuclear, Otho Luiz Pinheiro, na Comissão de Meio Ambiente.
“Quando a gente conhece as peculiaridades de uma energia com tecnologia tão refinada quanto a nuclear, a gente tem condições de se posicionar em relação à segurança”, disse Jorge Viana. Essa será uma das mais importantes proposições do senador para a criação da Força Nacional de Defesa Civil. Ainda em fevereiro, ele conseguiu que o Senado aprovasse uma comissão especial de avaliação do sistema de defesa civil no Brasil, que deverá considerar também segurança nuclear. “É preciso uma  grande estrutura de Defesa Civil em Angra dos Reis”, afirmou.
O senador acreano acredita que todos os senadores saíram de Angra dos Reis com conhecimento aprofundado sobre energia e segurança nuclear. Nos próximos dias, eles apresentam um relatório ao Senado Federal.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário