terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Leôncio Castro: “Essa eleição promete ser de renovação, o povo quer mudança”


O Site Acrealerta.com, seguindo a sequência de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Rio Branco em 2012, conversa com o jovem empresário Leôncio Castro [PMN] que nos fala com exclusividade sobre seu histórico de vida, participação nos movimentos políticos e, principalmente, acerca da sua pré-candidatura na próxima eleição. Leia a entrevista, na íntegra.

Acrealerta.com - Muitos visitantes do Acrealerta.com perguntam quem é Leôncio Castro. Nesse sentido, conte-nos sobre sua principal contribuição social e seu histórico no movimento político.
Leôncio Castro - Leôncio Castro é um empresário de 32 anos. Trabalho desde os 10 anos, por necessidade. Moro no 2º distrito desde a minha infância, conheço cada rua, beco ou bairro dessa cidade, já fui vendedor de frutas e livros, radialista, apresentador de TV, colunista dos jornais o Rio Branco e Folha Popular, empresário artístico durante mais de uma década, atualmente tenho um restaurante e milito na política desde os 13 anos.
Comecei na política através do movimento estudantil, na escola Carlos Vasconcelos, aqui no 2º Distrito, na época o movimento estudantil era bastante ativo, o estudante ia para as ruas lutar por seus direitos. Infelizmente, isso não acontece mais, os movimentos estudantis desapareceram inclusive na universidade. Fico incomodado quando vejo o aumento abusivo das tarifas de ônibus, luz e ninguém se manifesta publicamente. Nós pintamos a cara pra pedir o “fora Collor”. Enquanto secretario geral da casa do estudante, na época, liderei um movimento pedindo o impechament do então governador Romildo Magalhães que cometia verdadeiras barbáries à frente do governo.
Comecei a militar na política partidária no PMDB, que antigamente era um partido muito aguerrido de uma militância forte com grandes líderes. Dentro do partido havia vários seguimentos, os conservadores que eram comandados pelo então Senador Nabor Junior e o atual Deputado Federal Flaviano Melo. A linha mais progressista tinha Marcio Bittar, Raimundo Vaz, Said Filho, que era o grupo com o qual eu mais me identificava. Participei de várias disputas internas dentro do PMDB, por não concordar com alguns procedimentos partidários e enfrentei figuras históricas do partido, sempre defendendo minha ideologia. Cheguei a ser questionado pelo MR8 que era comandado pelo falecido Everaldo Maia, de saudosa memória, por não ser filiado ao partido.
Eu tinha apenas 15 anos, não podia ser filiado a partido político. Aprendi muito no PMDB, a democracia era respeitada, todo militante tinha direito a voz. Talvez seja por isso que aceitei o convite de me filiar ao PMN, aqui é outra escola de democracia, todos tem direito a voz, desde os fundadores ate os recém filiados. O respeito é mutuo, tenho aprendido muito com a Dra. Telma Ribeiro, Secretária nacional da sigla, assim como eu ela também sonha que podemos participar de uma sociedade melhor. Cabe a nós darmos nossa contribuição para essa mudança.
Conheci no PMN pessoas como Dra. Valdete, uma guerreira que faz nosso partido funcionar em todo estado, professor Valdir França que comanda nossa municipal, dentre grandes lideranças como professor Coêlho, o policial federal Cezar Henrique, também pré-candidatos. O PMN traz em sua origem a mobilização e eu acredito que só conseguiremos ter a Rio Branco que queremos se todos nos mobilizarmos em prol dela.

Acrealerta.com - Entre os pré-candidatos seu nome é o um dos mais populares nas mídias sociais, especialmente no Facebook. Na sua avaliação, qual a importância das mídias sociais no processo eleitoral? 
Leôncio Castro - A campanha de Barak Obama à presidência dos Estados Unidos, em 2008, mostrou para o mundo que uma importante ferramenta de ação política estava começando por meio da internet. Milhões de pessoas que até então não tinham nenhum contato, começaram a defender, online, as propostas políticas de Obama, é preciso enfatizar aqui a importância da internet para a eleição do primeiro presidente negro dos EUA.
É cada vez maior o contingente de pessoas que se comunicam por meio do Facebook, entre outras novidades que permitem bate-papo entre grupos de internautas. Nada está livre da força da internet e das redes sociais. Isso representa um avanço muito importante para a humanidade. É um passo muito representativo que, no futuro, pode permitir algumas práticas da chamada democracia direta.
Com um toque no teclado o cidadão pode “aprovar” ou não uma nova lei. Ou “eleger” seu representante no parlamento ou em outra esfera de representação popular. Assim, qualquer iniciativa, mesmo que localizada, de tentar deter a expansão desse espaço de interação social e lazer, está fadada ao fracasso.
Em Rio Branco, a maioria da imprensa é direcionada, então é difícil divulgar nossas idéias. Estou entre aqueles que lutam para que as redes sociais aprofundem ainda mais o debate político propriamente dito. Até porque elas, na prática, cada vez mais estão atuando como partidos políticos, meu Facebook é onde posso emitir minha opinião, brigar pelo bem coletivo, tenho nas redes sociais minha principal forma de divulgar meu nome e expor meus ideais e acredito que os internautas acrianos vão se engajar na minha candidatura e fazer dela vitoriosa.

Acrealerta.com - A metodologia do Acrealerta.com inova quando possibilita a inserção de nomes emanados diretamente da vontade dos internautas e populares. As indicações deixam de ser exclusivas dos “caciques políticos” e os nomes apresentados pela população podem efetivamente se transformar em potenciais pré-candidatos, especialmente pela absoluta carência de “novos nomes” nas eleições majoritárias. Como avalia esse processo e qual o impacto da Enquete Acrealerta.com no tocante a popularização do seu nome como potencial pré-candidato a Prefeito de Rio Branco na eleição de 2012?
Leôncio Castro - Muita gente não sabia de minha candidatura, após a divulgação da enquete as pessoas começaram a me abordar e demonstrar apoio. Foi muito positivo, me senti muito bem ao ver a aceitação, percebi que nosso povo não quer mais políticos profissionais, que essa eleição promete ser de renovação, o povo quer mudança, cansou de brigas entre situação e oposição, quero ser esta esperança, quero ser essa terceira via, por isso aceitei o convite da Dra. Telma Ribeiro para ser pré-candidato pelo PMN. Sei que será um grande desafio, mais acredito que o povo de Rio Branco vai fazer comigo o que fez pelo ex-governador Edmundo Pinto.

Acrealerta.com - Seu nome apresenta uma boa aceitação inicial, classificando-o em terceiro na preferência dos visitantes do Acrealerta.com, até o momento. Na sua avaliação, esse resultado é apenas um movimento natural que conta com a participação efetivade seus amigos mais próximos, que tende a estabilizar com o aumento da participação dos internautas, ou Leôncio Castro pode realmente despontar como uma nova alternativa para o eleitorado acreano na próxima eleição, principalmente devido à necessidade de nomes que não estejam na disputa exclusivamente para garantir a manutenção do poder e interesses dos atuais “caciques políticos”.
Leôncio Castro - Tem uma frase que diz que nunca se vence uma guerra lutando sozinho, com certeza os quase 5 mil amigos que tenho só no Facebook ajudou nesse crescimento, mas acredito que nas primeiras pesquisas de intenção de votos quando a nossa candidatura for divulgada, vamos aparecer muito bem, porque o povo clama por renovação, e nessa eleição renovação de fato é nossa candidatura, a época do coronelismo já passou não existe mais voto de cabresto, quem pensar que vai fabricar um candidato e o povo vai só dizer “sim senhor” tá enganado.
A última eleição foi uma lição para todos nós, o povo de Rio Branco disse não ao Governador Tião Viana, e olha que o Brasil e o Acre cresceram muito nos últimos anos, e seria hipócrita se não reconhecesse isso, mas a alternância de poder é necessária e a democracia deve prevalecer.
Vejo alguns candidatos de oposição com discurso que “já ganhou”, acho prematuro, como coloquei anteriormente, o povo de Rio Branco disse não ao atual governo, um voto de protesto e a eleição para Prefeito de Rio Branco vai mostrar isso.

Acrealerta.com - Qual sua mensagem para os internautas e, especialmente, ao eleitorado que aguarda uma nova opção na disputa a Prefeitura de Rio Branco nas eleições de 2012?
Leôncio Castro - Vou começar citando uma frase do Napoleão Bonaparte: “Na vida somos Reis ou Peões, cada um faz seu destino”, então quero pedir a todos os amigos e internautas que sejamos senhores do nosso próprio destino e vamos juntos acreditar nesse sonho, e fazer com ele seja uma realidade, que a Rio Branco que queremos para nossos filhos tem que ser planejada a partir de agora e se cada um fizer a sua parte seremos vitoriosos. Que 2012 seja de muita saúde e prosperidade para todos nós! Muito obrigado ao site Acrealerta.com e desejo a vocês muito sucesso, fiquem com Deus!


Acre Alerta

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário