quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Glória: sinônimo de conquista da terra


Fonte: Habitante e Habitat
Reginâmio Bonfácio de lima
Mª Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio



Localizado entre o bairro da Pista, Bahia Velha e Nova e Boa União, o Bairro da Glória é constituído de uma área territorial de aproximadamente 215, 975 m², desmembrada do Bairro da Pista e do Bairro Bahia, tendo o pico da sua ocupação entre os anos de 1971 e 1982, sendo o fluxo de maior intensidade os anos 1976 e 1979. Antes da ocupação da área que o constituiu, bem como os demais bairros que formam o Terceiro Eixo ocupacional da cidade de Rio Branco, o espaço era constituído de seringais, fazendas, colônias, e por último, área destinada ao ao Aeroporto Salgado Filho, que funcionou até meados de 1974.

Segundo matéria do jornal O Rio Branco produzida em abril de 1996, o bairro originou-se de uma “invasão”. Inicialmente não teve nenhuma denominação, só surgindo como “Bairro da Glória” quando o então prefeito Adalberto Aragão resolveu desapropriar a área em benefício dos “invasores”, processo que havia começado na gestão do governador Nabor Teles da Rocha Junior, em meados de 1983. Os moradores acabaram por ver essa ação como uma conquista,  traduziram todo o processo de luta pela terra, e a conseqüente conquista da terra como uma glória alcançada, originando-se assim, o nome do bairro.

O bairro acabou por se tornar o lugar de refúgio e descanso para aqueles que há muito tempo se movimentavam em busca de um lugar para morar com a família. A maioria dos seus habitantes é proveniente dos municípios de Tarauacá, Sena Madureira e Feijó.

No inicio de sua ocupação o a área do bairro era muito alagadiça, sendo que em determinados trechos, o acesso à rua 15 no Bairro da Pista e ao Bairro Bahia eram feitos através de trapiches de madeira. 





Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário