segunda-feira, 22 de novembro de 2010

História do bairro da Pista

Fonte: Habitante e Habitat
Reginâmio Bonfácio de lima
Mª Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio



O Bairro da Pista, objeto deste ensaio, está localizado entre os bairros Palheiral, João Eduardo II, Bahia Velha, Glória e Aeroporto Velho, tendo urna extensão de aproximadamente 32.060 n12. Seu nome tem origem por ser paralelo à antiga pista do primeiro campo de pouso pertencente ao Aeroporto Francisco Salgado Filho, que em 1939 fora inaugurado para pouso e decolagem de aviões de pequeno porte. 


Quanto à trajetória da pista de pouso, os aviões percorriam o local onde atualmente está situada a 6a USP, indo até as proximidades do Rio Acre, num traçado paralelo à Estrada da Sobral. Os aviões pousavam e se dirigiam ao terminal de embarque e desembarque que ficava próximo ao rio para descida de seus passageiros, que na década de 1940 utilizava embarcações de acesso até o antigo Aeroporto Salgado Filho. Essa passagem presente nas lembranças dos antigos moradores do Bairro descreve a instituição de cultura do Município, Centro Cultural Lídia I !animes, como o referencial do Bairro, mesmo este sendo localizado no Bairro Aeroporto Velho. 



É também através das lembranças dos moradores que podemos saber mais sobre a estrutura c funcionamento do Aeroporto Salgado Filho. O Aeroporto funcionou de 1939 até 1974, quando então foi desativado em razão da inauguração do Aeroporto Presidente Mediei, o novo Aeroporto da cidade. Em 1939, quando de sua efetiva instalação, toda unia infra-estrutura que envolvia unia torre de identificação e casas para depósitos foi construída para garantir o seu pleno funcionamento. 


Após sua desativação, há 32 anos, muitos dos elementos da época foram perdidos, como é o caso da Torre de Identificação da antiga Rádio Farol, que foi ao chão exatamente no mês de agosto de 2006 por estar em unia área ocupada e tornada particular, dela restando somente a lembrança na memória dos moradores mais antigos. Mas, nem tudo fora perdido no decorrer do tempo, há coisas que conseguem surpreender pela profunda resistência. É o caso que envolve uma pequena casa em madeira c um prédio antigo em alvenaria, que também faziam parte da estrutura montada para o funcionamento do Aeroporto e que subsistiram à ação do tempo representando hoje fragmentos históricos da época. 


Com a instalação do novo Aeroporto, a área da antiga Pista foi, aos poucos, se transformando em lugar de construção de moradias, iniciando assim seu processo de ocupação e formação, que se intensificou no inicio da década de 1980, quando cerca de 75% das famílias residentes fixaram moradia no bairro. E interessante lembrar que na área onde se situa a Estrada da Sobral, de uni lado fica o bairro Aeroporto Velho e, do outro, entre as ruas São Salvador e até a chamada "curva da Sobral",  fica o bairro da Pista, que se estende até a Rua Mem de Sá, no bairro da Glória. A maioria dos moradores do bairro nasceu em outros municípios do Estado, principalmente Tarauacá e Sena Madureira, e com a crise da economia da borracha vieram morar em vários bairros de Rio Branco, se mudando para o local quando de sua ocupação. 



Comente com o Facebook:

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Amigo blogueiro indico um livro que pode lhe ajudar nas pesquisas: Estudo Geográfico do Teritório do Acre por Antônio Teixeira Guerra.

    Segue abaixo link para acessar o livro na íntegra:

    http://www.senado.gov.br/senadores/senador/geraldomesquita/Textos/livro.pdf

    Abraços, Wander.
    http://coisasparaandarveresentir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo Wander. Grato pela colaboração.

    ResponderExcluir