segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Senador Jorge Viana fala sobre o desafio de vida no Senado



O dia primeiro de fevereiro de 2011 marca o início de um novo desafio na minha vida, o de representar o Acre no Senado da República. Agradecido a Deus e ao povo, assumi o mandato com que os acreanos me honraram, me elegendo com 205.593 votos – a maior votação já dada a um senador no nosso estado. Começo com muita vontade de trabalhar, aprender  e encontrar a melhor forma de fazer este mandato de senador o mais proveitoso possível para o Acre e para o Brasil, afinal, o cargo é novo para mim, mas não a missão, que é a de lutar pela construção de uma sociedade justa e sustentável para o nosso Acre, nossa Amazônia, nosso Brasil.

            Quero começar este novo mandato da mesma forma que comecei a campanha que nos trouxe até ele: ouvindo as pessoas. Sempre acreditei nisso. Ouvindo as pessoas é que a gente conhece os verdadeiros problemas delas e da sociedade. E também encontra as melhores soluções. Também acredito que ninguém resolve nada sozinho e que é melhor trabalhar em conjunto, em equipe, em união. Por isso sempre procuro estar ao lado de amigos como Luís Inácio Lula da Silva, Tião Viana, Binho Marques, Marina Silva, Edvaldo Magalhães, Raimundo Angelim, Aníbal Diniz e tantos outros valorosos companheiros do Partido dos Trabalhadores e da Frente Popular do Acre, além de tantas pessoas que me ajudam independente de partido.

            Para mim a política é o trabalho indispensável para a construção de um mundo onde todos possam encontrar justiça e viver melhor. Logo cedo entendi que a minha geração tinha um dever de mudar e servir ao Acre e fiz disso a causa da minha vida.  Antes mesmo de assumir os cargos de prefeito de Rio Branco e governador do nosso Estado, já me dedicava às causas do povo do Acre. Foi assim que conheci e me aproximei de Chico Mendes, com quem aprendi os valores da sustentabilidade florestal e a respeitar a sabedoria dos povos da floresta. Desde então esse aprendizado cresceu, sempre pelo ensinamento do povo e no trabalho da construção de um projeto de desenvolvimento humano para o Acre, que chamamos de Florestania.

            A gente se conhece, pois o Acre é uma grande família e talvez você já conheça a minha história. Se lembro de tudo isso é para dizer que ganhei experiência e agora desejo colocar esse conhecimento amadurecido à disposição do governador Tião Viana e da presidenta Dilma Rousseff, confiante que a parceria com o governo do Acre e do Brasil seguirá trazendo mudanças e melhorias para a vida de todos que vivem aqui, trabalhando e construindo o Acre de agora e do futuro.
            Quero agradecer e dizer, disponham deste seu senador! Quero sugestões, críticas, opinião, apoio. Preciso de luz e de ajuda para honrar este compromisso tão nobre que me foi confiado pelo povo acreano, pelo PT e pela Frente Popular nas últimas eleições, lembrando que agora sou senador de todos, inclusive daqueles que não votaram em mim.

            Gosto muito dos versos do poeta Thiago de Mello sobre uma nova caminhada. Ele diz que nem sempre se precisa de um novo caminho, mas de um jeito novo de caminhar. Agora digo, nosso caminho escolhemos lá atrás. São os varadouros, os rios, as estradas que nosso povo abre deste a Revolução Acreana. O que peço é que me ajudem a encontrar o melhor jeito de caminhar e servir como senador, especialmente aos excluídos e aos que mais precisam.  

Jorge Viana, 51 anos, é engenheiro florestal. Assumiu o mandato de senador da República em 1o de fevereiro de 2011. Foi prefeito de Rio Branco (1993/1996) e governador do Acre (1999/2006). 

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário